Carregando...
JusBrasil - Política
23 de abril de 2014

Situação precária da estrutura nas escolas públicas preocupa vereadores (07.12.09)

Publicado por Câmara Municipal de Feira de Santana (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

A precariedade nas instalações físicas das escolas públicas em Feira de Santana foi tema, na sessão do último dia (02) da Câmara, de discussão por parte de vereadores de diversas bancadas.

O vereador Roberto Tourinho denunciou que, na rede municipal, há um grave problema de falta de carteiras para os alunos. Um assistente presente nas galerias informou ao vereador que o filho dele tem que chegar cedo a Escola Faustino Dias Lima para disputar uma carteira com os colegas.

O petista Marialvo Barreto, que é da base do Governo do Estado, disse que no âmbito das escolas estaduais, a cobrança deve ser maior da parte dos deputados. ?As escolas estaduais têm uma verba específica para manutenção de suas instalações físicas, o que não ocorre com as municipais. A problemática da precariedade das escolas é bem mais acentuada nas da rede municipal?.

Para a vereadora Eremita Araújo, houve ?um descaso muito grande do ex-prefeito José Ronaldo com as escolas municipais?. Ela afirmou que visitou uma escola e encontrou animais na área do estabelecimento. ?Fui reclamar e o prefeito à época me deu uma resposta que nem gostaria de tornar público. Fui testemunha do descaso?.

De acordo com a vereadora, com tão pouco tempo de mandato, o prefeito atual não pode ser responsabilizado pelas condições em que se encontram dezenas de unidades municipais de ensino. ?Não é possível que as escolas tenham sido depredadas neste curto período da gestão do prefeito Tarcízio Pimenta. Deve ser resultado da gestão passada?.

Escolas estaduais também enfrentam problemas, alerta Ribeiro

Para o vereador Antônio Francisco Neto, o Ribeiro, é importante observar a situação das escolas municipais, mas também deve ser alvo de atenção a rede estadual de ensino. ?Acredito que tenhamos muitos problemas também nas unidades administradas pelo Estado em Feira de Santana?, disse ele. 

O vereador David Neto afirmou que o prefeito Tarcízio Pimenta está atento a esse problema e assinalou que a falta de carteiras também acontece nos colégios da rede estadual de ensino.

O vereador Ailton Araújo declarou que continua preocupado com a necessidade da reforma na Escola Ana Brandoa, no bairro Tomba.  ?É uma das mais antigas do Município e encontra-se funcionando em estado precário?, advertiu. Ele disse estar otimista em relação à recuperação dos estabelecimentos de ensino da rede municipal, com o anúncio feito pelo prefeito Tarcízio Pimenta, recentemente, de reforma em 112 unidades de ensino.

O líder da bancada do Governo Municipal na Câmara, Justiniano França, afirmou que não existe falta de carteiras nas escolas. Lembrou que a Prefeitura está adquirindo cinco mil carteiras escolares para o ano letivo de 2010.

Roberto Tourinho contestou. Disse que pode indicar escolas e até fazer fotografias de unidades em dificuldade com carteira para os alunos. ?Se está comprando, não é para estocar, mas suprir deficiências?.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://cm-feira-de-santana-ba.jusbrasil.com.br/politica/4270332/situacao-precaria-da-estrutura-nas-escolas-publicas-preocupa-vereadores-071209