Carregando...
JusBrasil - Política
20 de abril de 2014

Ângelo Almeida protesta por suspensão de campanha preventiva contra o câncer de mama (09.09.09)

Publicado por Câmara Municipal de Feira de Santana (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Um dos mais importantes programas da área de prevenção à saúde das mulheres, em Feira de Santana, pode não ser realizado este ano. O alerta está sendo feito pelo vereador Ângelo Almeida. Em discurso na Câmara, ele disse que o programa da mamografia, preventivo contra o câncer de mama, estaria sendo desativado no município.

No ano passado, informou o vereador, foram realizados cerca de 30 mil exames. Ângelo disse que as mulheres estão mobilizadas para garantir a execução do programa. ?Elas virão à Câmara. Também pretendem procurar o secretário de Saúde. É preciso definir se exame de mamografia e o combate ao câncer de mama não estão nas prioridades do prefeito. Ele não pode abandonar esta responsabilidade?.

Conforme dados estatísticos lembrados pelo vereador petista, de cada mil mulheres submetidas à mamografia, duas apresentam nódulos, sendo que pelo menos 80% dos casos ainda em fase inicial, em período propício ao combate. ?Portanto, trata-se de um exame de fundamental importância?.

O vereador Getúlio Barbosa, que é médico e ex-secretário de Saúde, observou que o exame de mamografia trata-se de programa federal, com repasse carimbado de recursos. ?Posso garantir que o programa vai continuar. O prefeito vai manter o programa?.

Ângelo Almeida afirmou que acredita nas palavras do colega, mas alertou que o programa é liderado pelo Município. ?Quando a Prefeitura quer, o programa continua. Infelizmente, não há sinais de que a campanha será realizada este ano?.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://cm-feira-de-santana-ba.jusbrasil.com.br/politica/3597760/angelo-almeida-protesta-por-suspensao-de-campanha-preventiva-contra-o-cancer-de-mama-090909